SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
Biografia

Geraldo Amaral, nascido em Garanhuns  em 25 de fevereiro de 1952, percorreu uma longa e bela estrada musical. Aos 16 anos, após mudar-se para Recife com a família, formou o conjunto “Os Ermitões”, em parceria com Robertinho de Recife. A banda inspirada na Jovem Guarda, logo mudou sua formação, assumindo o nome de “Os Bambinos”, dessa vez inspirada nos cantores do “iê-iê-iê” e nos Beatles. Nos anos 70 fizeram grande sucesso em Recife, animando muitas festas da tropicália pernambucana , tornando-se conhecidos como “os Beatles nordestinos” .   Geraldo Amaral era contrabaixista e cantor da banda, tendo Robertinho como guitarrista. Participou também do Laboratório de Sons Estranhos com Aristides Guimarães, com uma proposta performática musical ousada e irreverente que provocava o conservadorismo da Recife de então.

A veia musical da cidade pulsava com vigor e nomes como, Geraldo Azevedo, Quinteto violado, Naná Vasconcelos e Alceu Valença começaram a se destacar. Amaral tocaria ainda com Fagner , Eliana Pitman, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

Amaral esteve na cidade maravilhosa pela primeira vez acompanhando Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Buscando a ampliação de suas experiências culturais, mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1978, consolidando a parceria com o artista que se tornou o seu maior parceiro e um dos amigos do coração: Geraldo Azevedo. Ao chegar formou a banda Forró Bodó que resgatava o forró pé de serra, com músicas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Com este grupo fez várias apresentações inclusive uma participação especial no filme Bye Bye Brasil (Brasil, 1980) de Cacá Diegues. Após o término da banda, lançou-se em carreira solo de cantor e compositor. Durante este período tocou na cena alternativa carioca, iniciando um ciclo de novas parcerias. Um dos seus grandes encontros foi com Renato Rocha, de onde nasceu, entre a poesia carioca e a melodia nordestina, músicas como ARTE LONGA,  GALO CANTOR,  SAMBAS ANTIGOS e, NOITES DE OUTONO.

Com Geraldo Azevedo, compõem músicas de grande sucesso como MORENA LINDA FLOR, RASGO DE LUA, TEMPERO DO FORRÓ e O QUE ME FAZ CANTAR. Suas composições foram gravadas ainda por outros cantores de expressão da MPB como Alceu Valença, Têca Calazans, Elba Ramalho, MPB-4, Zé Zuca, Joanna, Marinês e sua gente, Dominguinhos, Silvério Pessoa, Adryana BB, Letícia Tuí, Elza Maria e Fausto Nilo. Num segundo flerte com o cinema, Amaral interpreta músicas da trilha sonora do filme Tainá uma aventura na Amazônia (Brasil, 2001) e cria a trilha sonora do documentário Caçadores de Dinossauros (2011).

Em 2009  lança  “Cena de Verão”, produzido por Paulo Rafael, e com participação especial do parceiro Geraldo Azevedo. Neste trabalho, reuni canções suas em parceria com Carlos Fernando, com arranjos de Magro (MPB4), Inês Perdigão (Chorinho da Feira) entre outros. Em 2011, Amaral participa da produção musical e da gravação do CD e DVD “Salve São Francisco”. Idealizado por Geraldo Azevedo, o vídeo documentário conta com as participações especiais de Dominguinhos, Alceu Valença, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Djavan, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Roberto Mendes, Vavá Cunha, Márcia Porto, além do próprio Amaral, que assina e interpreta “Águas Daquele Rio” e canta com Geraldinho e convidados a faixa “São Francisco Help”. Concebido como um alerta sobre a importância da conservação do patrimônio natural e dos recursos hídricos, o álbum foi um dos cinco indicados ao Grammy Latino de 2011, na categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras”.

Gravacao de Salve São Francisco. Robertinho do Recife, Dominguinhos, Geraldo Amaral e Geraldo Azevedo. Foto de Márcia Moreira.

Com mais de quarenta anos de carreira, Geraldo Amaral continua a dedicar-se à música sem fronteiras, multicultural, filha mestiça e querida do tempero nordestino e da doçura carioca – digna representante do Brasil miscigenado e continental. Em fevereiro em 2012, numa única e especial apresentação em Recife, Amaral celebrou o seu aniversário de 60 anos no show “Old Stock”, na companhia de Paulo Costa e Otto Guerra.

.

Arte da Capa do Album 4songs 4ever de 2013

Em em 8 de fevereiro de 2013, lança o seu novo álbum com canções feitas em parceria com Renato Rocha e João Alberto. Trata-se do primeiro trabalho para distribuição totalmente digital, estando disponível nas principais lojas de música digital do Brasil, Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália, incluindo as lojas do iTunes e Amazon.


Comments are closed

SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
»  Substance:WordPress   »  Style:Ahren Ahimsa